sábado, 21 de agosto de 2010

Construindo um Professor Melhor

Eis alguns trechos do artigo 'Construindo um Professor Melhor', publicado no jornal The New York Times, em 7 de março de 2010, por Elizabeth Green.

"Matemáticos precisam entender o problema apenas para si mesmos; professores de matemática precisam conhecer matemática e saber como 30 mentes podem entendê-la ou (des)entendê-la, e levar cada uma dessas mentes do não saber ao domínio. E precisam fazer isso em 45 minutos ou menos."


"Isso não era nem puro conhecimento do conteúdo nem aquilo que os educadores chamam de conhecimento pedagógico, um conjunto de fatos que independem do conteúdo da disciplina [...] Ball chamou isso de Conhecimento Matemático para Ensinar (ou M.K.T. na sigla em Inglês)."


"Ele teorizou que isso incluía tudo o que se compreende como matemática comum, entendida pela maioria dos adultos, até a matemática que apenas os professores precisam saber [...] ou qual é o sentido dos erros mais comuns e cotidianos que os alunos tendem a cometer quando começam a aprender." 


"No coração do M.K.T. estava a habilidade de sair de sua própria cabeça, de descentrar-se. Ensinar depende do que as outras pessoas pensam, disse Ball, não do que você pensa." 


Só pra eu não esquecer mais pra frente. Vou pensar sobre isso e volto a escrever.

Até mais.

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